Seja um líder de sucesso

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Esse post se resume basicamente em um roteiro. Estruturamos alguns pontos para ajudar os líderes empresariais ou cívicos a reconsiderar o gerenciamento e a realização dos objetivos de sua rotina, a fim de otimizar sua organização profissional. Aqui estão 9 dicas fundamentais para um líder de sucesso:

1 – Seja analítico:

Como estamos falando de dicas de liderança aqui, precisamos levar em consideração que manter uma perspectiva analítica e objetiva é essencial para que o funcionamento da equipe. Você precisa ter uma visão total de como as peças estão se encaixando, e de como anda o rendimento, entrosamento e produção dos seus funcionários E se por acaso, sua forma de gerenciar passa bem longe disso, saiba que o pensamento estratégico pode e deve ser aprendido.

2 – Tenha estratégias de longo prazo:

Possuir objetivos de longo prazo totalmente formados, ou pelo menos parcialmente elaborados, é uma ótima maneira de se manter focado e “conectado” ao que você está fazendo. Além disso, essa clareza de metas também ajuda na orientação da sua equipe.

3 – Trabalhe com o “Brainstorm”:

Como líder, as estratégias e análises ficam sob sua responsabilidade, assim como a motivação e inspiração da equipe. Criar novos produtos, ou novos planos de venda exigem certo nível de criatividade, principalmente nos dias atuais. O “brainstorm”, ou se você preferir o”sprint criativo”, pode parecer algo antigo e antiquado, porém, o objetivo, em ambos os casos, é apresentar o máximo possível de novas ideias, soluções ou próximas etapas, estimulado a criatividade e fazendo um mix de idéias. Por isso, dê uma chance a essa ferramenta, e veja até onde sua equipe pode chegar.

4 – Saiba o que o seu cliente quer:

No final das contas, as estratégias, o esforço, a dedicação são movidas por qual objetivo? Vender seu produto certo? E para que isso aconteça, você primeiro precisa conquistar o cliente. Diante disso, tenha em mente que você precisa saber quem é o seu público alvo e o que esse público deseja. Verificar periodicamente se as suas ações estão alinhadas com as vontades dos clientes é de extrema importância.

5 –  Entenda as metas e como elas estão divididas:

Existem muitas filosofias sobre como dividir funções entre uma equipe e qual é a melhor maneira de rastrear as tarefas e objetivos. Você pode até usar um aplicativo para fazer isso, ou um quadro branco para detalhar tudo em que sua equipe está trabalhando. O ponto é, usar algum tipo de ferramenta visual é uma ótima maneira de visualizar quais são os objetivos, se a equipe está trabalhando em cima deles, o que vem a seguir, e principalmente, de como evitar falhas de comunicação e perda de tempo.


6 – Saiba quando compartilhar sua experiência:

Ser líder inclui saber identificar os momentos propícios para ensinamentos. Passar sua experiência a equipe, é muito importante para o crescimento de ambas as partes. Isso cria um relacionamento construtivo, e estimula o compartilhamento de informações, aumentando o crescimento intelectual e o interesse de todos os envolvidos.

7 – Saiba escutar

Da mesma forma que você pode compartilhar seus conhecimentos com os seus funcionários, eles também tem muito a agregar. Saiba escutar, dê atenção às opiniões e idéias. Muitas vezes uma dúvida que você possui pode ser resolvida por algum membro da sua equipe. Manter uma politica de portas abertas te dará credibilidade e aumentará a confiança dos seus funcionários.  

8 – Identifique talentos

Montar uma equipe vai além de selecionar pessoas aptas aos cargos disponíveis, você precisa entender como cada membro funciona de forma individual e  em grupo. Identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, inclusive os seus, para então poder delegar tarefas de acordo com cada talento. Combinar as paixões e facilidades das pessoas com o trabalho que precisa ser feito é a cereja do bolo. O talento é um ativo estratégico como qualquer outro – por isso, trabalhe com sua equipe para ter certeza de que eles estão encontrando muitas maneiras criativas de colocar seus próprios talentos para trabalhar em busca de um objetivo comum.

9 – Entenda que um líder sem uma equipe não é nada

Finalmente, chegamos à questão fundamental. De que adianta um pastor sem ovelhas para guiar?  Quando você e a empresa que você representa olham para o futuro, é provável que vislumbrem crescimento, novas contratações, novos produtos e uma fatia cada vez maior de seu mercado. E para que isso aconteça, vocês irão precisar pessoas talentosas para dar vida a essas visões. Por isso,  dê uma olhada nos seus objetivos, nos seus planos de remuneração e em todo o seu plano de contratação. Cuidar da sua equipe, estimular, reconhecer e dar valor aos seus serviços é uma atitude essencial de todos os líderes para o bom desenvolvimento e relacionamento de uma empresa.


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