Potencialize o seu departamento de RH

Tempo de leitura: 4 minutos

9 conselhos para melhorar o seu  departamento de RH

O fim do ano está chegando e junto com ele aquele momento de dar uma repaginada na empresa também. Pensando nisso, reunimos alguns conselhos de como estruturar o departamento de RH da sua empresa, assim, você pode entrar em 2019 com a casa arrumada!


1. Estude a sua rotatividade e aprenda com ela

Atualmente, uma equipe engajada é a chave para o sucesso dentro do mercado de trabalho. Por isso, analisar como anda esse setor dentro da sua empresa é fundamental. Como anda o relacionamento dos colaboradores? O ambiente é amigável e harmonioso? Quem você deixou ir e por quê? Muitas pessoas saíram voluntariamente? Foram para o concorrente?

As respostas para essas perguntas ajudarão você a identificar os problemas existentes, para que então possa fazer as melhorias necessárias, a fim de obter uma equipe mais envolvida e comprometida.   

2. Baseie todas as decisões em dados e fatos

Quando utilizamos métricas e dados na tomada de decisões, garantimos que elas sejam baseadas em fatos, e não em aspectos pessoais. Isso permite que o foco permaneça no que deu errado, ao invés de girar em torno de quem errou.

3. Priorize o engajamento dos funcionários

Muitas vezes, as empresas se preocupam tanto  em atingir metas numéricas, que acabam esquecendo do seu recurso mais valioso – o funcionário. Garantir que ele se sinta valorizado é essencial para o desenvolvimento da empresa.  

4. Alinhar o RH às metas da empresa

Toda empresa possui metas e objetivos, e para que ambos sejam alcançados, todos os departamentos devem trabalhar em conjunto. Assim, o RH deve procurar entender o negócio, para conseguir conectar os colaboradores e os seus talentos às prioridades da empresa.    

5. Ouça sem medo

Ter um feedback honesto da equipe é fundamental para organizar a estratégia da empresa, e para isso, você não pode ter medo de ouvir.  Faça as perguntas adequadas para obter respostas de qualidade, e ressoe confiança aos seus funcionários, eles precisam saber que o departamento de RH é completamente transparente e receptivo.

6. Inspire a equipe

Ser um líder está além de dar ordens e montar estratégias, você precisa por a “mão na massa” junto com a equipe, caminhar com ela, superar os desafios encontrados o longo do percurso. Isso inspira as pessoas, e pessoas inspiradas podem fazer maravilhas. Além disso, é de extrema importância ajudar os seus colaboradores a entender o quão valiosos eles são, para a empresa, e para o mundo. Alimentar a essência das pessoas, traz maior conhecimento sobre o que são, o poder e a capacidade que possuem, e isso só trará benefícios para a empresa.

7. Pratique a liderança hiper-personalizada

Um bom líder sabe quais são as necessidades e dificuldades da sua equipe, mas ele pode ir muito além disso. Uma abordagem mais personalizada pode potencializar a qualidade da mesma. Entenda melhor as necessidades exclusivas dos colaboradores, usando por exemplo, ferramentas de pesquisa avançada para medir a cultura do local de trabalho e avaliar o sentimento do funcionário. Isso dará uma visão mais ampla de como a equipe funciona e se sente em relação a você e a empresa. Outro ponto importante é saber utilizar o feedback a seu favor, permaneça flexível com seus métodos de liderança à medida que sua empresa evolui e cresce.  

8. Aprimore seus relacionamentos com pessoas-chave

Construir um relacionamento com pessoas chave é fundamental para o desenvolvimento de boas estratégias. O departamento de RH precisa compreender que  não se articular as políticas e programas da empresa irá resultar em desconexão de idéias e estrutura, e assim o crescimento da organização ficará prejudicado.

9 . Assuma mais compromissos 

Os departamentos de RH precisam diminuir as  resoluções e assumir mais compromissos com as iniciativas ligadas à estratégia organizacional. A realidade é que as resoluções , sejam comerciais ou pessoais, dificilmente são alcançadas, por se tratarem de envolvimento versus compromisso. Por isso a necessidade de mudar esse conceito, comprometer-se mais irá garantir um maior desempenho da equipe.  

Gostou? Aproveite nossos outros posts relacionados ao tema! E boas festas! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *