Férias, trabalhar ou recarregar?

Tempo de leitura: 5 minutos

A temporada de férias chegou e, embora para muitas pessoas possa ser considerada a época mais maravilhosa do ano, para outras às vezes parece impossível encontrar tempo para respirar. Entre reuniões familiares, festas de trabalho, viagens e responsabilidades comerciais, muitos profissionais perdem a chance de aproveitar esse período.      

Porém, independente do quão ocupado você seja, sua agenda não deve te atrapalhar a comemorar e recarregar.. Encontrar o equilíbrio profissional e pessoal não é fácil, e para te ajudar,  fizemos uma lista com 10 dicas de como trabalhar e descansar sem excessos nessas férias:

1. Mapeie o período de recesso

As férias podem ser um momento de estresse ou um tempo para recarregar e refrescar, é tudo uma questão de organização. Estamos a menos de uma semana para o natal, ou seja, os dias de descanso estão batendo na porta, use esse tempo final para mapear as suas férias. Quais atividades principais você tem no trabalho e em casa? Designe quando você deseja realizá-las e tente levar em consideração o tempo que irá gastar com cada uma delas. O ideal é deixar o máximo de dias possíveis livres para se concentrar na recarga.

2. Faça escolhas e aceite as conseqüências

Quando estamos tentando “equilibrar” nosso tempo , realmente não estamos escolhendo nada. Não se iluda com idéias como “ é só uma ligação para o escritório”, ou  “vou passar lá rapidinho para assinar alguns documentos”. Isso porque, muito provavelmente você ficará preso lá, ou pior, mesmo depois de ir embora, não conseguirá se desconectar para relaxar. Decida quando estará disponível e aceite as consequências. Os conflitos acontecem quando deixamos de escolher, e consequentemente, os resultados do estresse também.

3. Planeje suas tarefas nos seus horários de produtividade

Nós não vivemos para trabalhar, e sim trabalhamos para viver. As férias são maravilhosas para criar memórias com nossos entes queridos, inclusive com você mesmo. Seja disciplinado e focado durante os momentos em que você se compromete a trabalhar. Priorize seus  compromissos em horários que você tem mais energia e disposição. Realize seus objetivos para que você possa estar presente nos momentos de descanso.

4. Bloqueie tudo no seu calendário

A agenda deve ser sua amiga, principalmente no período de férias, por isso, organize-a muito bem, e respeite os seus compromissos. Separe os  “horários da família ” dos “ horários de trabalho”. Delegue o máximo possível das suas tarefas a outros funcionários que possam fazer o trabalho. Assim, você precisará fazer apenas o necessário.  

5. Use a Tecnologia com cautela

Você usa ou é escravo da tecnologia? Reserve um horário regular para verificar como andam as coisas quando estiver fora do escritório. Fique conectado conforme o necessário. Saiba que, quando você desligar o computador e o celular a hora do trabalho acabou, mantenha esse comportamento até que ele se torne um hábito. E mais importante ainda, não responsabilize ninguém pela maneira como você gasta o seu tempo. É a sua vida. Viva isso.     

6. Priorize as Tarefas em curto e longo prazo

Recarregar suas baterias nas férias não é opcional, é exatamente o intuito, por isso, separe suas atividades em prioridades e prazos.  Para aproveitar ao máximo seu tempo de descanso, conclua as tarefas de curto prazo, e organize as de longo prazo. Pressionar-se para terminar tudo de imediato derrota o propósito de recarregar.

7. Tome Breaks para Mindfulness Diário

Assim como o nosso corpo físico precisa de descanso para não fadigar, nossa mente precisa de descanso para não estagnar. O período de férias serve para diminuir nossa velocidade, a fim de recarregar as energias para voltar com tudo.  Dedique alguns minutos do seu dia para intervalos de 10 minutos de atenção plena, pode ser com meditação ou apenas percebendo seus movimentos, respiração e atividades que está praticando. Tente fazer isso várias vezes ao dia, e assegure-se de que esses blocos de tempo sejam livres de dispositivos . O resultado é mais clareza, mais energia e maior eficiência.

8. Discuta com a equipe os horários de férias

Faça o planejamento de férias em equipe, discutir e planejar o cronograma para as festas de fim de ano é benéfico tanto para você quanto para a equipe. Isso promove camaradagem entre os funcionários , minimizando conflitos de agendamento, limitando o número de solicitações de férias de última hora e garantindo que as pessoas adequadas estejam disponíveis para atender às necessidades da empresa.

9. Faça uma lista de prioridades realista

Essas listagem normalmente gera estresse, porque as pessoas não são realistas sobre o que pode ser feito. Comece escrevendo uma lista de tudo o que você acha que é uma prioridade. Em seguida, reduza a lista separando o que “tem” para ser feito, do que “seria bom” ser feito. Criar uma lista realista permitirá que você atinja suas verdadeiras prioridades antes de adicionar itens desnecessários.

10. Apenas diga não

Aprender a dizer não, é fundamental para tudo nessa vida. Limites são importantes e devem ser respeitados, isso inclui, principalmente, o período de férias.  Não requer justificação, e você não precisa inventar desculpas. É não, e acabou!


Agora, que tal usar essas dicas e começar o seu planejamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *