Como reconhecer o sucesso dos funcionários

Tempo de leitura: 4 minutos

Dar valor e reconhecimento aos colaboradores da empresa é fundamental para o desenvolvimento da equipe. E isso vai muito além de recompensas monetárias ou promoções. Muitas vezes um simples  “ótimo trabalho” ou “obrigado pelo trabalho duro” pode ser o suficiente.

Quer saber como reconhecer o sucesso dos seus colaboradores? Confira essa lista de dicas que fizemos! ⬇️

1. Distribua prêmios

As pessoas adoram variedade e surpresa, logo, você pode basear suas recompensas em cima disso. Os prêmios podem ir de pequenos cartões-presentes a grandes presentes, como um novo iPhone ou um jantar para dois em um restaurante sofisticado. A idéia é presentear uma experiência, nesse caso o dinheiro será gasto, mas o momento ficará com eles para sempre.

2. Use uma plataforma de comunicação na empresa

Normalmente o reconhecimento é ligado ao nível hierárquico, vindo sempre de cima para baixo,  certo? Mas ele deveria ser praticado por todos os níveis da organização. Por isso, criar um canal de comunicação, onde qualquer pessoa na empresa pode facilmente compartilhar vitórias e reconhecer as conquistas dos colegas, é importante. Isso permite que todos façam parte da cultura de reconhecimento,  na qual os membros da equipe são responsáveis ​​uns pelos outros, e estão fazendo um ótimo trabalho por engajamento e inspiração, e não apenas para impressionar a “chefia”.

3. Dê um feedback positivo e espontâneo

Muitas empresas possuem programas formais de reconhecimento de funcionários, porém eles podem  se tornar apenas mais uma coisa a ser adicionada à lista de tarefas pendentes. Diante disso, construir uma cultura de feedback positivos e reconhecimento consistente e espontâneo, pode ter um impacto forte na retenção de funcionários e promover uma cultura de trabalho positiva. Assim como citamos no começo do post, dizer de vez em quando  “parabéns, ótimo trabalho”, pode ser tão benéfico quanto uma premiação material, se não mais.

4.  Separe o momento do reconhecimento nas reuniões

Construir uma equipe e uma cultura em torno dos valores fundamentais da empresa é essencial para o desenvolvimento da organização. Encaixar a prática do reconhecimento dentro das reuniões regulares da equipe pode te ajudar nessa tarefa. Inclua mensagens de valor no seu discurso, e  incentive os membros da equipe a reconhecer uns aos outros. É ótimo ser visto e celebrado por seus colegas e líderes, e esse formato o mantém oportuno e autêntico.

5.  Dê premiações por indicação dos colegas

Sabe o famoso funcionário do mês? Pois bem, ao  invés de deixar o reconhecimento apenas para a foto na parede, que tal agregar um prêmio?

Essa premiação pode ser feita de várias formas, com presentes, vales, benefícios e até mesmo monetária.  

E a indicação desse destaque do mês não precisa ficar restrita apenas ao líder, na maioria das vezes  quem vê mais de perto o desenvolvimento dos funcionários são os próprios colegas de trabalho, então as indicações podem ser por votação. Além disso, os feedbacks podem ser expostos, incentivando ainda mais o ganhador!

6. Agradeça a família do funcionário

Cada vez mais as pessoas passam horas de vigília no trabalho, sacrificando o tempo com as suas famílias. Por isso, promover eventos e festas onde seus colaboradores possam chamar seus entes queridos é de extrema importância. Esse tipo de reconhecimento vai além do âmbito profissional, você mostra aos seus funcionários que se importa com o bem estar deles como um todo.

7. Defina metas específicas e comemore quando elas forem alcançadas

Estabeleça metas específicas e mensuráveis ​​e, quando elas forem realizadas, comemore com passeios divertidos, como happy hours, jogos esportivos ou shows. Um momento de lazer é essencial para o descanso  e reconhecimento da equipe após trabalharem duro.

8.  Amplie o reconhecimento para fora da empresa

Em qualquer negócio, é importante reconhecer as conquistas de seus funcionários e criar um ambiente que valorize os seus esforços. Quando ampliamos isso para outras pessoas além da equipe, o colaborador pode se sentir ainda mais realizado. Quando um membro da equipe tiver uma “vitória”, publique sua realização nas mídias sociais da empresa.

9. Implante plataformas de engajamento baseadas em pontos

Integrar uma plataforma dessas,  permite que os funcionários se reconheçam pelos seus “ganhos”, grandes e pequenos. Assim, quer tenham atingido um recorde de vendas em um mês ou retirado o lixo da cozinha, os membros da equipe podem alocar pontos uns aos outros, que podem ser trocados por pequenos presentes. É uma ótima maneira de promover o envolvimento e o incentivo da equipe.

10. Cuidado com os excessos

Estimular e incentivar é necessário, mas há limites. Se você está constantemente reconhecendo funcionários para cada conquista, verá uma queda na produtividade e no desenvolvimento. Você não precisa dar uma festa toda vez que o colaborador conclui uma tarefa, essa é a expectativa e é por isso que você paga o salário deles. Reconheça cada ganho, mas saiba dosar isso. Construa um senso de orgulho em sua empresa e as pessoas continuarão produzindo e buscando alcançar as metas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *